Iniciativa Gosto do Meu Mercado – 28 Abril, 2022

A iniciativa Gosto do Meu Mercado I Love Your Local Market (LYLM) 2022 terá início na próxima semana em mais de 3000 mercados de alimentos frescos de rua, muitas vezes chamados “mercados de produtores”, em todo o mundo!

O LYLM é uma iniciativa internacional coordenada pela WUWM, celebrada todos os anos durante o mês de maio. Representa uma oportunidade única para promover os mercados de alimentos frescos de rua em todo o mundo, além de ser uma ferramenta para enfatizar a importância decisiva da produção e dos mercados locais para consolidar cadeias de abastecimento alimentar curtas e sistemas alimentares locais, valorizando os produtos locais e promovendo hábitos alimentares mais saudáveis.

Hoje, destacamos a visão de João Tiago Carapau, Diretor Geral Corporativo do Grupo SIMAB, que se encontra a organizar o lançamento da Iniciativa Gosto do Meu Mercado em Portugal, que ocorrerá nos dias 13 e 14 de maio.

Este ano, o lançamento do LYLM é organizado pelo Grupo SIMAB, entidade pública responsável, em Portugal, pela conceção, construção e instalação dos quatro principais Mercados Abastecedores Grossistas nacionais, o MARB, o MARÉ, o MARF, e, o MARL, juntamente com os Mercados Municipais locais e as Câmaras Municipais, que prepararam um mês cheio de eventos em todo o país.

O tema deste ano é “Fortalecer os circuitos curtos e a produção local”. Os mercados grossistas e os mercados locais municipais têm sido sempre um instrumento fundamental da política pública alimentar local para promover e assegurar a acessibilidade e disponibilidade de produtos frescos aos cidadãos.

“Em Portugal, como na Europa e no resto do mundo, os mercados grossista e retalhista têm sido – e sempre serão – veículos imediatos de proximidade e diversidade para a venda e valorização das produções locais, independentemente do facto de haver também uma oferta cada vez mais – e felizmente – diversificada de produtos de múltiplos países. Acreditamos que é nos mercados grossista e retalhista que o conceito de ‘Glocal’ (‘Think Global, Act Local’) pode ser decisivo para os agentes económicos e cidadãos”, afirmou João Tiago Carapau.

Entrevista completa

Junte-se a nós e celebre o mês dos mercados!

2022-05-05T12:34:08+00:00 Abril 28, 2022|